Our Recent Posts

Tags

Economia de Energia ou Eficiência Energética?


É comum as pessoas confundirem, e até afirmar que eficiência energética é o mesmo que economia de energia. Mas, não é bem assim...

É sim, correto afirmar, que uma lâmpada de LED seja mais eficiente que uma lâmpada incandescente, e que por isso, gere economia de energia elétrica. No entanto, se desligarmos a lâmpada incandescente, ela estará "gerando" economia, pelo simples fato de não estar consumindo energia. Nem por isso ela é eficiente.

Para dizer que algum equipamento é mais eficiente que outro, é necessário haver uma comparação da relação entre energia consumida x trabalho realizado. Neste comparativo, um sistema será mais eficiente que o outro se realizar uma quantidade de trabalho igual ou maior, consumindo menor quantidade de energia.

Um bom exemplo é a evolução dos motores automotivos a combustão de baixa cilindrada, os famosos 1.0. Os modelos de entrada das principais montadores hoje são equipados com motores 3 cilindros que consomem menor quantidade de combustível e geram maior potência que os antigos 1.0 4 cilindros. Nessa comparação, também se faz presente a eficiência energética, gerando economia de combustível.

Ficou com alguma dúvida referente ao post? Envie seu questionamento ou sugestão para nós através do formulário de contato, aqui mesmo em nosso site. Ficaremos muito contentes com sua participação.

Grande abraço e até a próxima!

Atenciosamente,

Gustavo Assis

Co Fundador da MAXsus

©2018 by Control Flux